Agência de Marketing Digital | Comunicação Estratégica WEB

Atraia seus Potenciais Clientes
e
Pare de Persegui-los!

ARTIGOS SOBRE PROSPECÇÃO DE CLIENTES

O papel do design na internet
Por Rodolfo Dantas - Webwriting 24/10/2006

Imagine-se vivendo a seguinte situação: você está na China, não sabe falar chinês e entra num Shopping Center repleto de lojas, nas quais você poderá encontrar diferentes tipos de produtos. Como você sabe exatamente o que deseja comprar – uma caneta-tinteiro – começa a buscar nas vitrines referências que indiquem que ali vende o que você realmente quer.

Os nomes nas fachadas, grafados em chinês, não ajudam muito. Para alcançar o seu objetivo, você terá, portanto, que contar com a ajuda das referências visuais apresentadas pelas vitrines. Entre tais referências estão os produtos expostos. É por aí que você tem a certeza que em uma loja que exibe lingeries na vitrine você não encontrará a procurada caneta-tinteiro.

As cores não só das vitrines, mas das paredes e dos balcões da loja também executam uma importante tarefa nessa missão. As cores são capazes de transmitir seriedade, confiança, credibilidade, inexperiência, tranqüilidade, sofisticação e muitas outras sensações que não caberiam nesta página.

A disposição dos produtos, a organização das prateleiras... Tudo isso ajudará você a se livrar da inconveniência de entrar loja por loja e perguntar, em uma língua que você não conhece, se ali vende canetas-tinteiro.

Se você vai encontrar ou não o produto, é uma questão que envolve disponibilidade, cultura do país, etc. Agora, uma coisa é certa: durante todo o seu trajeto pelo Shopping Center, você receberá a ajuda de um importante aliado: o design.

Entendemos como design um esforço criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e definição de algo, como um objeto, uma imagem, um ambiente, uma página da internet, etc. Independente de qual seja a área de aplicação deste esforço criativo, é correto afirmar que todo design atenda a uma função determinada.

Quando falamos do design de um produto, por exemplo, que apresenta inúmeros concorrentes no mercado, sua principal função é diferenciá-lo diante de tais concorrentes. Já o design de ambiente é comumente usado para aproveitar espaços e torná-los funcionais aos usuários. O design das lojas do Shopping Center Chinês que você acaba de visitar tem, por sua vez, a função de atrair a atenção dos consumidores-alvo dos produtos oferecidos pelas lojas.

No âmbito da internet, o design assume papeis fundamentais: o primeiro deles é tornar a experiência do usuário de um site a mais prazerosa possível. Quem acessa um website deve sentir as mesmas sensações de quem entra em uma loja e não se importa se tiver que ficar horas por lá.

O segundo papel assumido pelo design na internet é conduzir o visitante à realização do objetivo que motivou a sua entrada no site. É, portanto, do webdesigner a missão de dizer “entre e fique à vontade” e mostrar “é por aqui que o senhor vai encontrar o que procura”.

Quando se trata de um site corporativo desenvolvido para gerar resultados comerciais a uma determinada empresa, a atuação do design eficiente torna-se ainda mais importante. Afinal, na web o design é um dos principais responsáveis por direcionar a comunicação de um site ao público-alvo de uma organização.

No entanto, ainda que a sua empresa atue na internet com público-alvo qualificado e com design eficiente, existe um elemento determinante para estimular a ação do cliente de dar mais um passo na decisão de compra: a redação. Este é o assunto do nosso próximo artigo.





PROSPECÇÃO DE CLIENTES
GERAÇÃO DE LEADS
Seus CLIENTES estão na WEB!
E sua EMPRESA onde está?





Todos Artigos Sobre Prospecção de Clientes

Prospecção Estratégica de Clientes Potenciais

Prospecção de clientes para Sistemas ERP com Links Patrocinados Google

Prospecção de clientes Potenciais que geram renda residual com Links Patrocinados Google

Prospecção de Clientes para os seus negócios com LINKS PATROCINADOS GOOGLE

Vendas com Links Patrocinados Google

Atendimento e Pesquisas Conquistam os Clientes

Usina de Valor - Muito Além do Encantamento

Uso Estratégico dos Links Patrocinados Google para Prospecção de Clientes

Prospecção - A Essência de Vendas

Internet - o mercado está aqui

Internet a Chave para o Crescimento dos Negócios

Quem pode ou deve ser seu novo cliente

Marketing de Performance

Público Alvo - Quem e Onde está seu público alvo?

Qual é o perfil de um Cliente Fiel?

Aprenda quem é o seu Cliente antes de querer vender

Para obter Sucesso "Ganha/Ganha" nas Vendas é preciso transformar o Vendedor "Tira Pedido" em Conselheiro "Vende Solução"

Antes da Prospecção de Clientes

Torne-se um Mestre na Prospecção de Clientes

O Seu Cliente Pode Pagar Mais

Os Erros de Marketing que todos cometem

A Melhor Maneira de Combater Objeções de Clientes

O Cliente tem Sempre Razão?

Relacionamento com o Cliente

Tipos de Clientes

Afinal, quem é meu cliente?

Cartas de Vendas - Parte III

Cartas de Vendas - Parte II

Cartas de Vendas - Parte I

O Papel do Design na Internet

Empresa e Clientes na Internet: Quem vai atrás de quem?

Marcas Fortes e Diferenciadas: o seu site também ajuda a construí-las

PODCASTING: Como lembrar o seu público que o seu site existe?

O Poder do Segmento Feminino também na Internet

O Conteúdo na Internet: caminhos abertos à sedução

Prospecção de Clientes com a Internet


Agência de Marketing Digital | Comunicação Estratégica WEB
(12) 9 9732-5773
São José dos Campos - SP - Brasil