"Descubra como ATRAIR seus clientes e PARE de persegui-los!"
Artigos sobre Clientes
depoimentos
Antônio Carlos G Perpétuo - Diretor Presidente - SUPERA Franqueador
"... . Devido a produção de prospectos já na primeira semana do piloto elevamos em 300% a verba de publicidade. Na época estávamos com 30 franquias e hoje estamos com 130.".

Antônio Carlos G Perpétuo
Diretor Presidente
SUPERA Franqueador
Depoimento completo>>

 
 
 

O Conteúdo na Internet:
caminhos abertos à sedução
Por Rodolfo Dantas - Webwriting 20/01/2006

Na segunda metade do Século XX, o avanço das telecomunicações e da informática lançou a sociedade pós-industrial num mundo congestionado pelo excesso de informação e conturbado pela escassez de tempo das pessoas. Desde então, inúmeros debates vêm discutindo a forma como o ser humano está interagindo com essa nova era que deu origem à Sociedade da Informação.

"Essa nova sociedade tem como característica básica a produção, a distribuição, a comercialização
e a manipulação de um produto único: a informação; portanto, o domínio da informação traz em
si uma nova estrutura de poder e de circular por um novo espaço necessariamente sem fronteiras
e até mesmo sem limites, afinal a informação é e será dentro desse contexto uma moeda forte."

(GALINDO, 2003:59)


A informação, matéria prima desse momento histórico, compreende qualquer conteúdo que possa ser armazenado ou transferido de algum modo, servindo a determinado propósito e sendo de utilidade ao ser humano. Trata-se de tudo aquilo que permite a aquisição de conhecimento. O crescimento desordenado e veloz da produção e da propagação da informação influencia diretamente na atuação dos indivíduos perante a nova sociedade. O domínio da informação é cada vez mais uma questão de sobrevivência ao homem moderno, que dela depende para acompanhar as mudanças e manter-se no mercado de trabalho.

"A revolução dos meios de comunicação trouxe consigo um enorme contingente de
desempregados, uma vez que estes não conseguem acompanhar a rapidez e os avanços
que limitam toda a educação formal. Portanto, milhões de desempregados por todo o
mundo não conseguirão espaço nessa nova sociedade. Por outro lado, milhares de novas
funções e empregos são criados e oferecidos a um novo trabalhador".”

(GALINDO, 2003:71)

Segundo Rogers,

"Os trabalhadores da informação são indivíduos cuja principal ocupação está na produção, processamento e distribuição da informação e na produção da informação tecnológica.
Os típicos trabalhadores da informação são: professores, cientistas, jornalistas, programadores
de computação, consultores, secretárias, gerentes e demais pessoas envolvidas com atividades
não relacionadas diretamente com objetos físicos".

(Rogers, 1986, p.45).

A Internet surge como o fator determinante desta nova Era, por sua capacidade de proporcionar acesso imediato à informação. Além de abrir um vasto campo de trabalho para os trabalhadores da informação, a Web é hoje parte do cotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, que utilizam a grande rede para comunicação, negócios, relacionamentos, informação, comércio, divulgação de produtos, etc.

"A Internet veio para acelerar as relações do ser humano com o mundo e com os outros seres humanos. Na rede, o acesso a notícias e a diferentes pontos de vista é mais viável do que em qualquer outra mídia. E o indivíduo não precisa mais esperar para ir ao supermercado, ao
banco ou a uma loja de discos, pois pode fazer todas as suas compras e negócios on line.
Internet é sinônimo de velocidade."

(Moura, 2002:9)

Abaixo, os números da internet no mundo e no Brasil mostram o crescimento do meio:

INTERNET NO MUNDO

A Computer Industry Almanac (CIA), empresa que analisa a performance da internet em 57 países nas seis principais regiões do mundo, prevê que a rede terá mais de 1,2 bilhão de usuários até o final de 2005, o que representará um aumento de 40% em relação a 2004. Atualmente, os Estados Unidos lideram o ranking da CIA, com 185 milhões de internautas. Em segundo e terceiro lugares estão China e Japão, com 100 milhões e 78 milhões de internautas, respectivamente. O Brasil ocupa a décima posição, com 22,320 milhões de usuários. Segundo Egil Juliussen, diretor de pesquisas da CIA, o crescimento da internet se deve em grande parte à participação maciça de países populosos como Rússia, China, Índia, Indonésia e Brasil. Ele diz ainda que esses países têm contribuído para o fortalecimento de redes sem fio e para o contínuo aumento do uso de portáteis, em especial de celulares.

Fonte: Agência Estado (05/01/2005)

O BRASILEIRO NA INTERNET

• Em Novembro de 2004, os resultados de uma pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings, verificou que s ó no Brasil, cerca de 11,6 milhões de internautas domiciliares navegam, em média, 14 horas e 16 minutos on-line por mês. O resultado também mostrou o aumento da alta adesão da banda larga. Em janeiro de 2004, os internautas com internet rápida representavam 36,6% do total. Em setembro, esse índice passou para 44,1%. Os usuários em banda larga navegam em média 20 horas mensais, contra 8 horas dos usuários de linha discada, e são responsáveis por mais de 70% do total de páginas vistas da internet brasileira.

Fonte: Folha de São Paulo (18/11/2004)

• 51,4% dos internautas brasileiros que usam a web em suas casas fizeram algum tipo de compra on-line em dezembro. De acordo com o Ibope//NetRatings, que divulgou o dado, essa porcentagem representa 5,6 milhões de usuários.

Fonte: Folha de São Paulo (18/01/2005)

• Em outubro de 2004, 32,2 milhões de brasileiros com mais de 16 anos tinham acesso à web, segundo dados do IBOPE//NetRatings . Um ano antes, esse número era 22,9 milhões.

Fonte: Folha de São Paulo (18/12/2004)

Diante deste cenário, empresas de pequeno, médio e grande porte estão se atentando à necessidade de estabelecer com seus clientes, uma comunicação via internet com objetivos mercadológicos.

"O visitante espera ser seduzido ao conhecer o site, assim como o consumidor em um shopping center deseja ser atraído por uma boa vitrine".

(RODRIGUES, 2000:25)

O termo "sedução" vem do latino seducere. Sed significa separar, afastar, privar e ducere, levar, guiar, atrair. Seduzir, portanto, seria o processo pelo qual se atrai uma pessoa, oferecendo a ela algo que consciente ou inconscientemente satisfaça uma necessidade existente ou desejo adquirido e a prive de sua autonomia. Em outras palavras, o que faz alguém ficar cativado é algo além do plano consciente, é a idéia que o sedutor passa de que tem aquilo que falta ao interlocutor. Segundo Carrascoza, a arte da sedução está intimamente ligada à persuasão. Isso por que a persuasão "busca atingir a vontade e o sentimento do interlocutor por meio de argumentos plausíveis ou verossímeis, visando obter sua adesão"

(Carrascoza, 1999:18).

Para Moura,

"Muitos produtos lançados na web, ou mesmo aqueles que são frutos de outras fontes que tentam se adaptar à Internet (como a TV e o jornais), podem estar passando por dificuldades por não conseguirem envolver o usuário, seduzi-lo com as famosas sitick aplications (aplicações de valor utilitário, como e-mails gratuitos, promoções e downloads) ou simplesmente por não agregarem valor útil ou de prazer à vida de quem navega"

(Moura, 2002:16)

Se, atualmente, na rede existem milhares de usuários dispostos a serem seduzidos por determinados serviços ou produtos, é importante que a comunicação realizada on-line seja constituída por profissionais. Segundo Fernando Villela, diretor de conteúdo do SelIG, subsidiária de internet móvel do Grupo IG.

"Quando nasce uma nova mídia, em um primeiro momento o conteúdo nela veiculado é diretamente reaproveitado de outro meio já existente. Com o amadurecimento dessa nova mídia, o conteúdo produzido sob demanda torna-se uma estratégica vantagem competitiva. Tal conteúdo, perfeitamente adequado ao formato do novo meio, passa a explorar melhor suas características, se integra com mais intimidade ao seu comportamento, tirando, dessa maneira, o máximo de proveito das suas potencialidades."

(Citado por RODRIGUES, 2000)

Uma característica importante do consumidor de informação pela internet que deve ser considerada é fato de, na maioria das vezes, ele estar disposto a pagar pela informação.

"O consumo destes meios significa um investimento por parte do receptor que está pagando (...) o apregoado poder da mídia, que a todos inoculava seu pernicioso e apocalíptico conteúdo, sempre permeado por uma ideologia questionável, passa agora a ser direcionado e consumido por um receptor que não apenas escolhe quando e de que forma se expor, como também paga por isso."

(GALINDO, 2003:77)

Segundo Nielsen, na internet o usuário, que possui total domínio das ações, fatalmente se manterá numa página se não for recebido por uma comunicação empática que vá direto às suas necessidades.

"A Web é o ambiente no qual o poder do cliente se manifesta no mais alto grau. Quem clica no mouse decide tudo. É tão fácil ir a outro lugar; todos os concorrentes do mundo estão a um simples clique do mouse."

(Nielsen, 2000:9)

"Basicamente, os usuários visitam seu website pelo conteúdo. O resto é apenas pano de fundo. O design existe para permitir que as pessoas acessem o conteúdo. É análogo à pessoa que vai ver uma peça de teatro: na saída, você quer que se discuta a excelência da peça e não do figurino."

(Nielsen, 2000-99)

Por isso, se a sua empresa tem interesse em estabelecer uma comunicação de resultados com o seu público-alvo, atente-se para o fato de que, embora o seu negócio tenha algo a dizer para o mercado, a internet possui uma linguagem peculiar. E sendo assim, nada mais indicado do que os serviços daqueles que dominam tal linguagem: os profissionais da Era da Informação.

Rodolfo Dantas - Webwriter da Negócios de Valor



ATENÇÃO:
Para divulgar este artigo, mencione a autoria.
 



PROSPECÇÃO DE CLIENTES
GERAÇÃO DE LEADS
Seus CLIENTES estão na WEB!
E sua EMPRESA onde está?





Todos Artigos Sobre Captação de Clientes

Prospecção Estratégica de Clientes Potenciais

Prospecção de clientes para Sistemas ERP com Links Patrocinados Google

Prospecção de clientes Potenciais que geram renda residual com Links Patrocinados Google

Alunos - Captação de Aluno com links Patrocinados Google para Cursos Técnicos e Comportamentais

Clientes - PROSPECÇÃO de CLIENTES para os seus negócios com LINKS PATROCINADOS GOOGLE

Alunos - Captação de Aluno - Parte I

Clientes - Vendas com Links Patrocinados Google

Clientes - Atendimento e Pesquisas Conquistam os Clientes

Clientes - Usina de Valor - Muito Além do Encantamento

Links Patrocinados - Uso Estratégico dos Links Patrocinados Google para Prospecção de Clientes

Clientes - Prospecção - A Essência de Vendas

Clientes - Internet - o mercado está aqui

Clientes - Internet a Chave para o Crescimento dos Negócios

Clientes - Quem pode ou deve ser seu novo cliente

Clientes - Marketing de Performance

Clientes - Público Alvo - Quem e Onde está seu público alvo?

Clientes - Qual é o perfil de um Cliente Fiel?

Clientes - Aprenda quem é o seu Cliente antes de querer vender

Clientes - Para obter Sucesso "Ganha/Ganha" nas Vendas é preciso transformar o Vendedor "Tira Pedido" em Conselheiro "Vende Solução"

Clientes - Antes da Prospecção de Clientes

Clientes - Torne-se um Mestre na Prospecção de Clientes

Clientes - O Seu Cliente Pode Pagar Mais

Clientes - Os Erros de Marketing que todos cometem

Clientes - A Melhor Maneira de Combater Objeções de Clientes

Clientes - O Cliente tem Sempre Razão?

Clientes - Relacionamento com o Cliente

Clientes - Tipos de Clientes

Clientes - Afinal, quem é meu cliente?

Cartas de Vendas - Parte III

Cartas de Vendas - Parte II

Cartas de Vendas - Parte I

O Papel do Design na Internet

Empresa e Clientes na Internet: Quem vai atrás de quem?

Marcas Fortes e Diferenciadas: o seu site também ajuda a construí-las

PODCASTING: Como lembrar o seu público que o seu site existe?

O Poder do Segmento Feminino também na Internet

O Conteúdo na Internet: caminhos abertos à sedução

Prospecção de Clientes com a Internet

publicidade
 
Programa TOOL - Curso ONLINE de Liderança
 
 

Franquia de Escolas SUPERA
Ginástica para o Cérebro!

 
 
Do Ensino Médio direto para a Faculdade!

 
 
Sistema ETAPA para cursinhos pré-vestibulares e ensino médio!
 
 
CH-BS - Consultoria de negócios atuando
nos mercados do Brasil, Suíça, Alemanha e Áustria.
Consultoria de negócios atuando nos mercados do Brasil, Suíça, Alemanha e Áustria.
 
 
Cursos, palestras e mentoring com o Sistema Unani.me® para a geração de líderes com resultado.
 
 
Fabricação de Gabinetes Plásticos e Caixas Plásticas
Projeto e Fabricação de Caixas e Gabinetes Plásticos Personalizados para seus Projetos e Montagens Eletrônicas
 
 
Faith System - Automação de Vendas
Aumente a produtividade e a lucratividade de sua força de vendas!
 
 
Consultoria e Cursos em Gestão Empresarial
 
 
 
NV - Negócios de Valor
Serviços de Prospecção de Clientes | Serviços de Captação de Alunos | Gestão de Links Patrocinados


Saiba como ATRAIR seus Potenciais Clientes
e PARE de persegui-los!
(12) 9 9732-5773
São José dos Campos - SP - Brasil