"Descubra como ATRAIR seus clientes e PARE de persegui-los!"
Artigos sobre Clientes
depoimentos
Antônio Carlos G Perpétuo - Diretor Presidente - SUPERA Franqueador
"... . Devido a produção de prospectos já na primeira semana do piloto elevamos em 300% a verba de publicidade. Na época estávamos com 30 franquias e hoje estamos com 130.".

Antônio Carlos G Perpétuo
Diretor Presidente
SUPERA Franqueador
Depoimento completo>>

 
 
 

Clientes
Afinal, quem é meu cliente?
Por Luiz Almeida Marins Filho
Antropólogo - Consultor e Comentarista Empresarial – Escritor - Palestrante

Vejo empresas que confundem "cliente" com "prospect" – ou seja um "talvez futuro cliente". E com isso, fazem para um "prospect" tudo o que deveriam, de fato, fazer para o seu "cliente". Tratam um "possível futuro cliente" muito melhor do que um atual e concreto cliente.

Vamos deixar claro que cliente é aquele que já compra de mim. Cliente é aquele que dentre outras marcas, escolheu a minha. Dentre outras empresas concorrentes, escolheu a minha. Esse sim é meu "cliente"! Um "futuro cliente" poderá ou não ser um cliente.

Mas o que vejo são empresas que simplesmente "desprezam" seus atuais e bons clientes dirigindo toda a energia e mesmo recursos para a conquista de novos clientes – esquecendo-se dos atuais ou fazendo pouco para os atuais. E daí, é claro, acabam perdendo os seu atuais e verdadeiros clientes. Vejo agências de publicidade dando toda a energia e criatividade para conquistar uma nova conta, ao mesmo tempo em que dedicam-se pouco na busca de novas alternativas de comunicação e sucesso para os atuais clientes. Vejo consultores fazendo verdadeiros malabarismos para conquistar novos clientes, ao mesmo tempo em que deixam seus atuais clientes insatisfeitos com uma prestação de serviços pobre e descontinuada. Vejo distribuidores e atacadistas investindo tempo e recursos na conquista de um novo ponto-de-venda enquanto nada ou pouco fazem para os atuais pontos-de-venda que já são seus clientes. Vejo bancos forçando seus gerentes na busca de novas contas, visitando "futuros possíveis clientes" enquanto os atuais clientes estão insatisfeitos pelo atendimento prestado. Vejo revendas de veículos atendendo maravilhosamente bem um "possível futuro cliente" e dando péssimo atendimento, atenção e assistência técnica aos atuais possuidores de veículos das suas marcas. Vejo hotéis dando benefícios e incentivos a "possíveis futuros clientes" ao mesmo tempo em que nada oferecem de vantagem aos clientes fiéis e assíduos que estão a todo momento freqüentando o seu hotel. Vejo corretores de seguros que desmancham-se em atenção para conquistar novos clientes enquanto simplesmente desaparecem da vida dos atuais clientes....

E os exemplos podem ser dados às mancheias. Um dia destes saí no mercado com vendedor de um atacadista. Cada vez que ele passava defronte a um ponto-de-venda que ainda não era seu cliente ele exclamava: "- Ainda vou virar este cliente para mim. Já ofereci tudo a ele! E quando chegávamos a um cliente que já era seu ele dizia: "- Este cliente é muito chato! Ele vive pedindo coisas. Quer um atendimento especial. A única vantagem deste cliente é que ele compra muito!" (sic)

Logo em seguida paramos defronte a um "prospect" ou "possível novo cliente" e esse vendedor ofereceu a ele muito mais do que o outro velho cliente estava pedindo para ... "continuar comprando muito...".

Chamei a atenção do vendedor para esse fato e ele me respondeu que seu chefe o avaliava pelo "número de contas ou de clientes novos que ele conquistava" e não pela satisfação dos atuais clientes.

Novamente fiquei pensando nessa verdade da empresa brasileira. Não temos critérios de avaliação sistemática sobre a satisfação do cliente para incentivar nossos vendedores. Como nossos critérios são quantitativos fica muito mais fácil cobrarmos de nosso pessoal a entrada de "novos clientes" do que a manutenção dos atuais.

Trabalhando com um grupo de vendedores e gerentes de venda de várias empresas distribuidoras e atacadistas verifiquei igualmente que são feitas poucas análises do "potencial" dos atuais clientes. Com isso quero dizer que são poucas as empresas que se dedicam a um estudo individualizado de cada cliente para saber o quanto mais ele poderia comprar. Podem ser contadas nos dedos de uma mão as que prestam uma verdadeira "consultoria" aos seus clientes ensinando-os como vender mais seus próprios produtos criando assim oportunidades para o aumento do portfólio ou do volume de compra dos atuais produtos ali colocados. Da mesma forma as empresas não têm o hábito de trabalhar com seus clientes os aspectos de precificação e margem dos seus próprios produtos, o que faria com que seus produtos tivessem maior giro naquele ponto de venda.

A verdade é que as empresas precisam compreender que hoje, vender é mais cérebro do que músculos e que se não fizermos uma verdadeira análise one-to-one de nossos clientes ficaremos sempre à busca de novos e perdendo os atuais.

Numa conversa franca que tivemos com mais de 50 varejistas, eles nos disseram com toda a clareza que são raríssimas as empresas fornecedoras que realmente prestam um verdadeiro serviço de assessoramento na venda de seus próprios produtos. Eles nos afirmaram que os vendedores são mal treinados, pouco conhecem dos produtos que vendem e quase nada sobre o mercado em que atuam.

Assim, fica claro porque os vendedores buscam novos clientes – é mais fácil do que "estudar os atuais" para poder prestar-lhes um bom serviço e expandir as vendas. O ato de "buscar incessantemente novos clientes" funciona até como um "aplacador de consciência" para o vendedor que sente-se "trabalhando" em busca do aumento das vendas e assim justifica para si próprio e para sua empresa o seu trabalho e sua vida profissional.

Com o aumento da concorrência, globalização, meios de comunicação e informação mais disponíveis, vender ficou mais difícil. Trata-se agora de uma verdadeira "ciência" que exige uma qualificação antes não exigida do vendedor e principalmente dos supervisores e gerentes de venda.

Fazer uma análise e um verdadeiro estudo criterioso de cada cliente, seu passado, seu presente e seu futuro é essencial para o sucesso hoje. A empresa fornecedora não pode esperar que o seu cliente – varejista – entenda dos produtos todos que tem à venda. Hoje o varejista precisa de um verdadeiro apoio comercial eficaz e de resultados para poder vencer a concorrência.

Assim, em vez de dar todo o esforço na busca e conquista de novos clientes, a empresa deve trabalhar seriamente cada um de seus atuais clientes para mantê-los e para fazê-los aumentar seus pedidos e comprar todo o portifólio disponível.

Lembre-se de uma grande e simples verdade: Cliente é aquele que já compra de mim! Cuidado! Vejo empresas fazendo todo o esforço com a mão direita para conquistar novos clientes enquanto com a mão esquerda estão perdendo seus atuais clientes. E todas as pesquisas provam que manter um cliente é, no mínimo 20 vezes mais barato e fácil do que conquistar um novo cliente.

Pense nisso. Não estaremos nós também cometendo este erro?



ATENÇÃO:
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:
Pedro Mizcci Majeau
Web Marketer da Negócios de Valor



PROSPECÇÃO DE CLIENTES
GERAÇÃO DE LEADS
Seus CLIENTES estão na WEB!
E sua EMPRESA onde está?





Todos Artigos Sobre Captação de Clientes

Prospecção Estratégica de Clientes Potenciais

Prospecção de clientes para Sistemas ERP com Links Patrocinados Google

Prospecção de clientes Potenciais que geram renda residual com Links Patrocinados Google

Alunos - Captação de Aluno com links Patrocinados Google para Cursos Técnicos e Comportamentais

Clientes - PROSPECÇÃO de CLIENTES para os seus negócios com LINKS PATROCINADOS GOOGLE

Alunos - Captação de Aluno - Parte I

Clientes - Vendas com Links Patrocinados Google

Clientes - Atendimento e Pesquisas Conquistam os Clientes

Clientes - Usina de Valor - Muito Além do Encantamento

Links Patrocinados - Uso Estratégico dos Links Patrocinados Google para Prospecção de Clientes

Clientes - Prospecção - A Essência de Vendas

Clientes - Internet - o mercado está aqui

Clientes - Internet a Chave para o Crescimento dos Negócios

Clientes - Quem pode ou deve ser seu novo cliente

Clientes - Marketing de Performance

Clientes - Público Alvo - Quem e Onde está seu público alvo?

Clientes - Qual é o perfil de um Cliente Fiel?

Clientes - Aprenda quem é o seu Cliente antes de querer vender

Clientes - Para obter Sucesso "Ganha/Ganha" nas Vendas é preciso transformar o Vendedor "Tira Pedido" em Conselheiro "Vende Solução"

Clientes - Antes da Prospecção de Clientes

Clientes - Torne-se um Mestre na Prospecção de Clientes

Clientes - O Seu Cliente Pode Pagar Mais

Clientes - Os Erros de Marketing que todos cometem

Clientes - A Melhor Maneira de Combater Objeções de Clientes

Clientes - O Cliente tem Sempre Razão?

Clientes - Relacionamento com o Cliente

Clientes - Tipos de Clientes

Clientes - Afinal, quem é meu cliente?

Cartas de Vendas - Parte III

Cartas de Vendas - Parte II

Cartas de Vendas - Parte I

O Papel do Design na Internet

Empresa e Clientes na Internet: Quem vai atrás de quem?

Marcas Fortes e Diferenciadas: o seu site também ajuda a construí-las

PODCASTING: Como lembrar o seu público que o seu site existe?

O Poder do Segmento Feminino também na Internet

O Conteúdo na Internet: caminhos abertos à sedução

Prospecção de Clientes com a Internet

publicidade
 
Programa TOOL - Curso ONLINE de Liderança
 
 

Franquia de Escolas SUPERA
Ginástica para o Cérebro!

 
 
Do Ensino Médio direto para a Faculdade!

 
 
Sistema ETAPA para cursinhos pré-vestibulares e ensino médio!
 
 
CH-BS - Consultoria de negócios atuando
nos mercados do Brasil, Suíça, Alemanha e Áustria.
Consultoria de negócios atuando nos mercados do Brasil, Suíça, Alemanha e Áustria.
 
 
Cursos, palestras e mentoring com o Sistema Unani.me® para a geração de líderes com resultado.
 
 
Fabricação de Gabinetes Plásticos e Caixas Plásticas
Projeto e Fabricação de Caixas e Gabinetes Plásticos Personalizados para seus Projetos e Montagens Eletrônicas
 
 
Faith System - Automação de Vendas
Aumente a produtividade e a lucratividade de sua força de vendas!
 
 
Consultoria e Cursos em Gestão Empresarial
 
 
 
NV - Negócios de Valor
Serviços de Prospecção de Clientes | Serviços de Captação de Alunos | Gestão de Links Patrocinados


Saiba como ATRAIR seus Potenciais Clientes
e PARE de persegui-los!
(12) 9 9732-5773
São José dos Campos - SP - Brasil