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GESTÃO DE LINKS PATROCINADOS GOOGLE

Google AdWords para Prospecção de Clientes

Gestão de Links Patrocinados

Pesquisa no Google para o termo SUPERA


"O que importa são os resultados"

Google AdWords

Links Patrocinados são serviços de publicidade disponibilizados pelos buscadores, entre eles o principal no Brasil é o Google que detêm mais de 90% do mercado de buscas, que viabiliza-nos entre outras coisas o processo de Prospecção de Clientes.

Dentro do universo de possibilidades de uso dos links patrocinados Google; nesta página vamos tratar especificamente sobre:

1 - O uso dos Links Patrocinados com a finalidade de Prospecção de Clientes;

2 – Os serviços de Gestão Estratégica de uma Campanha de Marketing com Links Patrocinados Google;

3 – Quem precisa de profissionais para a gestão de seus links patrocinados?;

4 – Como remunerar um WEB Marketer?

5 – Quem é o WEB Marketer Pedro Mizcci Majeau?

6 – Quais são os Pré-requisitos básicos para o início de uma Gestão Estratégica de links patrocinados Google?;

7 - Como começar AGORA?

1 - O uso dos Links Patrocinados com a finalidade de Prospecção de Clientes

O poder da Prospecção de Clientes com links patrocinados está num fator psicológico de pró-atividade que busca satisfação para uma necessidade pessoal ou empresarial.

Qual o Poder dos Links Patrocinados do Google?

Primeiro por estar numa ambiente onde os consumidores estão. O Google domina mais de 90% do mercado das buscas brasileiras e onde os consumidores de praticamente todos os produtos e serviços visitam para satisfazer alguma necessidade pessoal ou empresarial.

No entanto, o maior poder está na hegemonia do posicionamento estratégico entre dois pólos de negócios. O Google conecta quem deseja consumir algo com aqueles que desejam ofertar produtos e serviços. Processo que coloca o mercado em busca da sua empresa, e não o contrário, de forma simples e rápida, com ou sem limites geográficos, com ou sem limitações de horários ou dias da semana, exatamente no momento de necessidade do cliente da seguinte forma:

A – O potencial cliente tem uma necessidade;

B – O potencial cliente digita no Google uma palavra chave ou frase que resume sua necessidade, produto ou serviço;

C – Este texto na forma de palavra chave cria uma imagem mental no potencial cliente representativa do que ele deseja;

D – O buscador Google fornece inúmeras páginas de resposta onde aparecem as buscas orgânicas e também os links patrocinados Google;

E – Mais de 80% dos potenciais clientes clicam em quem está listado na primeira página do Google; muito mais chances dele clicar entre os cinco primeiros do resultado orgânico ou entre os cinco primeiros dos links patrocinados Google.

Perceba aqui a dinâmica do potencial cliente:

F – O potencial cliente num momento de necessidade pessoal ou empresarial, de forma pró-ativa vai buscar soluções;

G – Uma das opções que o potencial cliente possui é o Google que permite captar informações específicas sobre o que deseja;

H – O potencial cliente recebe muitas opções na forma de lista;

I – O enunciado, listado na forma orgânica ou em links patrocinados Google, que apresentar de forma textual a imagem mental formada pela palavra chave que o potencial cliente digitou, este terá muito mais chances de receber a visita de um potencial cliente em seu estabelecimento comercial, aqui representado pelo seu website!

A psicologia de consumo nos mostra aqui que o potencial cliente, no momento da necessidade dele, de forma pró-ativa, busca soluções e tem como opção o buscador Google que lhe fornece inúmeras ofertas. Neste momento, o potencial cliente na ótica dele escolhe a opção que melhor atende suas necessidades e que pode ser você ou sua empresa!

Assim sendo, há a possibilidade deste potencial cliente ser muito mais qualificado para conversar com seu comercial principalmente pela vantagem competitiva de que os ouvidos do potencial cliente estão prontos para sua mensagem pois ele o elegeu como quem tem a solução para ele! 

Esta forma de prospecção de clientes possui qualidades superiores para a etapa comercial que cuida da captação de novos negócios principalmente pela otimização de tempo e recursos de seu departamento de marketing e vendas quando comparados ao sistema tradicional em a equipe de vendas tem que “bater palma” na “porta” de inúmeras pessoas ou empresas para identificar alguém que naquele momento, ou em algum momento, tenha, ou terá, alguma necessidade que seus produtos ou serviços possam satisfazer. 

Se o Google no Brasil recebe milhões de potenciais clientes por mês, provavelmente parte está em busca de seus produtos ou serviços, e se você não estiver entre os TOP FIVE, ou seja, os cinco primeiros nas buscas do Google, você estará perdendo chances de viabilizar negócios pelo motivo W.O, que na linguagem do futebol é perdendo o jogo por não comparecimento! Já pensou a respeito? Você perdendo a chance de fazer negócios simplesmente por não estar próximo do cliente!!??!!

As estratégias de marketing estão migrando para outro pólo de questionamento mercadológico saindo de: Onde está o seu potencial cliente? Indo para onde você ou sua empresa está?

E mais, tem um ambiente em que os links patrocinados Google atingem que são os sites de conteúdo, com isto, nem sempre resolve apenas ter bom posicionamento orgânico nos buscadores. Assim a publicidade WEB com os links patrocinados Google se fazem presentes em ambientes muito além dos sites de busca deixando cada vez mais difícil a resposta excelente sobre onde está seu potencial cliente AGORA e fazendo o que para satisfazer as necessidades dele? Sendo necessário responder aonde e como é que você ou sua empresa está nos exatos momentos em que seus Potenciais Clientes desejam soluções que podem ser satisfeitas com seus produtos ou serviços!

Acredite numa coisa:
Água rio abaixo ...
Fogo morro acima ...
Potenciais Clientes desejando consumir ...
Ou você se faz presente no momento do fato e tem chance de fazer negócios ou seu concorrente o fará!

Você está precisando de mais Clientes?
Você sabe onde seus Potenciais Clientes estão?

ou melhor

Seus Potenciais Clientes sabem de você e de sua empresa?
Na sua primeira percepção, os links patrocinados Google podem contribuir com você e para seu negócio?


Com esta ótica dos links patrocinados Google; agora vamos verificar alguns direcionamentos necessários para realizar de forma profissional uma Gestão Estratégica com os Links Patrocinados Google com a finalidade de Prospecção de Clientes.

Utopia? Alucinação? Alguns clientes não acreditavam na eficiência da internet, mas os números das possibilidades de negócios os deixaram sensibilizados e decidiram investir.

2 – Os serviços de Gestão Estratégica de uma Campanha de Marketing
com Links Patrocinados Google

São serviços que visam administrar com critérios mercadológicos a sua exposição ou de sua empresa, junto ao público alvo no ambiente web, com finalidade de Prospecção de Clientes, segmentado para o seu nicho de mercado.

Alguns destes critérios estão ligados a vivência de negócios que conduzem a percepções do que funciona melhor. Também ligados a procedimentos administrativos de êxito. Outros estão na disciplina e determinação de se fazer o eticamente necessário para a obtenção de resultados. Mais ainda no emprego de estratégias vencedoras com metodologias de comprovado sucesso que escolham métricas e índices que reflitam o que está acontecendo nos negócios.

Antes de tudo isto é necessário a capacidade de análise de cenários de negócios que possam viabilizar caminhos que conduzam aos objetivos pré-determinados a serem especificados na etapa de planejamento.

Seja como for, o uso dos Links Patrocinados Google para fins de Prospecção de Clientes exige uma Gestão Estratégica para se obter resultados empresariais profissionais.

Antes mesmo de se começar uma atividade de publicidade com links patrocinados há a necessidade de uma consultoria web para se determinar entre outras coisas se há ecologia econômica financeira sustentável para o tipo de produto ou serviço que deseja divulgar ou onde está o ponto de equilíbrio entre investimento x rentabilidade excelente.

Este é um dos pontos de nossa apresentação que merece este parágrafo. Não adianta investir em links patrocinados com a finalidade de Prospecção de Clientes se estes não se traduzem em lucros sustentáveis dentro do tempo de amadurecimento de cada negócio! Ou se a empresa não possui sustentabilidade financeira para aguardar o amadurecimento e fechamento de negócios específicos.

E para se determinar o que é lucro sustentável para um negócio há a necessidade de estudos caso a caso. Por exemplo. Atuei com captação de clientes de conta corrente para um banco, onde a captura de um novo cliente de conta corrente custava cerca de R$ 150,00. Se realizarmos uma análise limitada, ou restrita em seu elenco de circunstâncias, isto nos remeterá ao erro de análise econômico financeira, visto que a conta corrente tinha custo mensal ao cliente pouco acima de R$ 10,00. Então se investe R$ 150,00 para ganhar pouco mais de R$ 10 por mês!!??!!

Acredite, bancos sabem ter lucros! Mesmo que fosse pelos pouco mais de R$ 10 por mês, se 50% dos clientes captados continuassem com o banco após 30 meses o custo já estaria coberto e daí para frente seriam ganhos. O fato é que um cliente de conta corrente ao longo do tempo viabiliza muitos outros negócios ao banco em muito menos tempo. A análise histórica dos resultados de negócios junto ao relacionamento com clientes e a mercadológica de capacidade e custos iniciais e mensais de geração de novos clientes confrontados com os interesses do banco é que indicam o quanto se investir e por quanto tempo e em que região para se atender um determinado objetivo de negócios. Concluindo, não é pelos ganhos de um primeiro negócio com um cliente, teremos casos em que a prioridade é ter o cliente na base de relacionamento para se tornar lucrativo a partir de certo tempo de negócios.

Em outros casos, as investidas de marketing exigirão retorno já no primeiro negócio com o novo cliente e quaisquer novos negócios são ganhos extras do processo.

Em outros casos, as métricas e índices para análise de desempenho serão ligadas ao crescimento da base de relacionamento, por exemplo quantas novas pessoas ou empresas devem estar inclusas por mês em no mailing. Pois a empresa já possui estratégias complementares de geração de negócios a partir do mailing.

Somado a tudo isto, também deve-se avaliar a eficiência de conversão do comercial, ou do processo, pois o equilíbrio econômico pode estar na conversão de um prospecto em cliente a cada 100 prospectos que entram em discussão comercial, outros negócios vão exigir que a cada cinco prospectos sejam convertidos em clientes a cada 100. Outros terão suas métricas diretas sobre as visitas ao website de prospectos segmentados e não sobre os que desejam mais interação com o comercial. O fato é que existem negócios que se inviabilizam alguns por nem levar em conta a eficiência comercial, outro devido o comercial possuir atendentes administrativos e não profissionais de vendas e com isto baixa eficiência de conversão, outros processos não exigem o contato direto com o comercial e assim a eficiência está no modelo adotado da loja virtual ou dos sistemas de relacionamento.

Determinado os objetivos dos links patrocinados Google para a Campanha de Marketing e seus respectivos índices e métricas para verificação de resultados e a eficiência de sua máquina de vendas. Aí há os elementos para a arquitetura da Campanha e posteriormente sua Administração de Performance, para que periodicamente sejam confrontados os resultados com os objetivos e tenha-se os recursos da inteligência do processo nas mãos de um Gestor de talento para a execução de alteração de rota que pode ser para correção de curso da campanha pois os resultados ficaram abaixo da meta ou para reforço de curso, pois detectou-se a possibilidade de obter-se uma curva de crescimento superior de forma sustentável. Isto é um overview do serviço de Gestão Estratégica de uma Campanha de Marketing com Links Patrocinados Google!


Quando se exige estes procedimentos para a gestão dos links patrocinados Google?

Você ou sua empresa sentem-se capazes de executar a gestão de suas campanhas de marketing de
links patrocinados com excelência?

Quando se justifica a contratação de um Consultores WEB ou WEB Marketer para cuidar de suas Campanhas de Marketing na WEB?

Que critérios usar para selecionar um WEB Marketer?


Com esta percepção da importância de um Gestor de Talento para cuidar da Gestão Estratégica de seus links patrocinados, vamos ao próximo passo: Vamos saber se você, ou sua empresa, está ou não, precisando AGORA de um WEB Marketer e saber como pagá-lo pelos serviços prestados.

3 – Quem precisa de profissionais para a gestão de seus links patrocinados?

Temos três pontos a serem considerados para a resposta a esta pergunta:

A – Porte da Campanha;
B – Foco de Marketing;
C – Gestão Estratégica.


A – Porte da Campanha:

Se você conduz negócios de uma pequena ou microempresa, e ainda nem tem previsão orçamentária para publicidade, ou ainda não estabeleceu na composição do preço de vendas de seus produtos ou serviços a fatia percentual para marketing, mas como todo negócio precisa de clientes; então talvez você possa iniciar sua jornada diretamente no sistema de links patrocinados Google; visto o Google prover de muito sistema de ajuda para que qualquer um possa iniciar sua publicidade WEB. Basta entrar no buscador Google e digitar AdWords que você verá o link para início de suas atividades WEB.

CUIDADO:

O universo do marketing na web é tão fascinante que você, que provavelmente já não tem tempo, poderá ser seduzido e entorpecido pelas possibilidades de aprendizado e de negócios que se apresentarão.

Você tem que se conter! Você não pode ter como foco a publicidade e todos os extraordinários recursos dela e sim ter a publicidade web como meio de se atingir seus objetivos. Se você perceber que está investindo tempo e dinheiro a mais do que o planejado, ou imaginado, devido a ter que experimentar o processo para saber o que acontece a cada passo, e o dinheiro não está entrando no caixa da empresa, entra mês e sai mês e a situação não muda ... isto sinaliza que você pode entrar na estatística de muitos principiantes que acabam por dizer: “Ahh, eu já usei isto na minha empresa ... é aquele negócio de pagar para o Google ... não funciona para mim!” E com isto além de inviabilizar a entrada de novos clientes acabam também por condenar uma das mais espetaculares ferramentas de toda história da humanidade para se fazer marketing, e, fecha a mente para conhecer um pouco mais a respeito.

Saiba que independente do quanto você tenha formação em TI, ou já seja um web design ou tenha outras atividades já com a WEB, ou pertença a área de marketing ou vendas; se você não adotar critérios mínimos de negócios para gerar resultados e/ou negligenciar as recomendações do Google, ...sabe o que acontece ... “VINAGRE”! Você entra para as estatísticas dos que dizem ... NÃO FUNCIONA! Pior é que de tempos em tempos você vai ler ou saber de inúmeros casos de sucesso com links patrocinados, de repente seu concorrente está tendo sucesso, ...e você não se contem e tenta de novo, do mesmo jeito, gasta mais tempo, mais dinheiro, até corrige algumas falhas cometidas anteriormente, mas de novo parece que alguma coisa não funciona... e de novo “VINAGRE”!

A recomendação é: VIVENCIE SIM sua publicidade no Google, siga todos os passos sugeridos pelo Google, adote métricas de resultados de negócios e faça avaliações periódicas para justificar mais 30 dias de investimentos, e depois mais 30 dias, e assim por diante! Temos casos de clientes que seguiram estes passos, já estavam conquistando seus resultados satisfatórios e perceberam o momento certo de pedir ajuda profissional para aumentar a eficiência da gestão dos links patrocinados no Google, pois os novos resultados a serem conquistados por um profissional justificavam financeiramente nossa contratação, além de liberar a mão de obra interna da empresa para assuntos do seu core business, do seu foco de negócios.


B – Foco de Marketing:

Se você, ou sua empresa, possui um departamento de marketing, mas sem profissionais com vivência de resultados com links patrocinados, ... então recomendamos desde já não “brincar” com seu dinheiro ou o dinheiro de sua empresa. Ponha alguém no ataque de sua seleção de profissionais que vá “fazer gols” e não apenas preencher uma vaga no time para tentar a sorte!

Aqui a idéia é permitir que o seu marketing atue na direção dos processos, determinando as balizes de interesse de sua organização para a atuação do profissional que fará a gestão estratégica dos links patrocinados no Google.


C – Gestão Estratégica:

Se independente do seu porte de negócios, deseja iniciar e manter uma campanha de marketing de performance com links patrocinados então comece certo e saiba que direção é mais importante que velocidade. Temos clientes que começaram com uma verba “X” de publicidade e ao longo de quatro anos multiplicaram por 2900% esta verba. Tudo devido a atuar com planejamento, critérios, métricas de resultados, e lucratividade.

Profissionais com vivência multisetorial cuidando da gestão dos links patrocinados Google conseguem sair eventualmente do “quadrado” das vivências de resultados restringidos pelas barreiras psicológicas invisíveis do ambiente da cadeia produtiva envolvida e importar inovações de gestão com estratégias que deram resultados superiores quando implementados para a realidade de negócios da sua empresa.

Tempo, onde seu marketing precisa do foco no direcionamento e não na execução de tarefas que uma agência web pode fazer.

Se você neste momento está propenso a contratar um profissional para a Gestão Estratégica de seus links patrocinados no Google então vamos a alguns critérios para avaliação da mão de obra de um WEB Marketer.


Histórico de Resultados:

Aonde este profissional já atuou?
Que resultados obteve?
Há quanto tempo está no mercado?
Quem são seus atuais clientes? E há quanto tempo estão com ele?


Depoimentos de Clientes:

Visite o website do WEB Marketer e veja se existem depoimentos com métricas de resultados;
Descubra se possui vivencia de resultados multisetoriais;


Referências de Clientes:

Peça referências de pelo menos três clientes, agora não é hora de ser confortável, se precisar faça perguntas difíceis tipo: Este profissional, ou agência, contribuiu efetivamente para colocar dinheiro no caixa da empresa? Este profissional, ou agência, transmite confiança no que faz? Este profissional, ou agência, é alvo de suas indicações para seus amigos?


Vivência do WEB Marketer:

• O que este profissional, fazia antes de vivenciar os negócios WEB?

• Este profissional vivenciou “na pele” as melhores práticas de marketing ou vendas em outras empresas para se relacionar profissionalmente de igual com vendas e marketing de sua empresa?

• Este profissional já conduziu seus próprios negócios ou sempre esteve sobre o guarda-chuva de uma estrutura organizacional com um emprego?

• Este profissional já atuou como consultor tendo a didática e vivência necessária para aconselhar e embasar argumentação que o ajudem na tomada de decisões?


Entrevista com o WEB Marketer:

• Por telefone, veja se seu relacionamento inicial flui de forma harmoniosa, perceba se foi acessível conversar achá-lo ao fone;

• Troque alguns emails e perceba a linha de discurso, a velocidade de resposta e se foi assertivo no texto;

• Agende uma reunião presencial e sinta a disponibilidade e quanto é prestativo e pró-ativo em estar com você;

• Se na sua presença ele fala apenas o que você quer ouvir, ou tem a coragem de apresentar situações ou soluções, da forma correta, que apontem que suas percepções podem ser melhores;

• Perceba se há estrutura de planejamento do que é apresentado no que se refere a comunicar apenas vivências pessoais ou números e fatos sobre o mercado em que deseja atuar;

• Busque colher expectativas de resultados para seu negócio e frente a isto compare com seus interesses para desde já visar alinhamento de objetivos;

• Introduza na entrevista a possibilidade de pagamentos, ou parte dos pagamentos serem por performance;

• Por fim, é você e ele. Você gostou, ou não, do cara? Se na sua ótica o WEB Marketer pareceu-lhe “intragável” e pode lhe dar “uma úlcera” a cada interação que se fizer necessária, ou ... se será alguém com quem você ficaria confortável de ligar a qualquer momento para dirimir quaisquer dúvidas ou cobrar ações?


Piloto de Negócios:

• Perceba o quanto se justifica inicialmente fazer um piloto de negócios com este WEB Marketer para constatar o que foi conversado de primeiras expectativas. Piloto este que pode ser de 30 dias renováveis por mais 30 dias;

• O piloto é muito mais importante do que imaginamos, pois é um compromisso de curto prazo e exige menos investimentos e nos posicionará com uma amostra do que de fato é o mercado web para seus negócios. Piloto este que com critérios básicos de avaliação irá projetar-lhe possibilidades factíveis de prospecção de clientes;

• Momento este que você sentirá também não só o mercado, como também o WEB Marketer, e sua forma gerencial de tratar as informações principalmente com o uso de relatórios que reflitam a fotografia do piloto de campanha. Aí esta uma amostragem do que pode ser um compromisso de maior porte;

• Somado a isto, o piloto nos dá mais segurança e tranqüilidade para uma tomada de decisão de negócios no sentido de implementar ações de marketing na web com links patrocinados com investimentos de mais amplitude.

• Se você encontrou alguém com as credenciais acima, então inevitavelmente chegará a hora de tratar do próximo passo. Como paga-se um WEB Marketer.

4 - Como remunerar um WEB Marketer?

Cada WEB Marketer ou agência web possui critérios específicos para negociar a remuneração ou cobrança de honorários. Assim, primeiro há a necessidade de verificar-se a flexibilidade da empresa em buscar acordos inovadores que premiem resultados e sob que aspectos.

Vale lembrar que a despeito de qualquer parâmetro de valores que existam no mercado, há a possibilidade de encontrar-se amplas faixas de valores praticados.

Tem algumas agências web que cobram honorários na forma praticada pelas agências tradicionais de publicidade que são os 20% sobre a verba publicitária.

Outros WEB Marketers ou Agências WEB preferem valores fixos para cada tipo de tarefa ou volume de trabalho em horas.

Seja qual for a forma escolhida, certamente você não pode esperar resultados de um “Michael Schumacher” se pensar em pechinchas de valores que só podem contratar um “piloto de kart” para conquistar resultados na “formula 1” do mercado competitivo com sua “Ferrari”. É frustração na certa.

A melhor baliza tem que ser as possibilidades iniciais de sua empresa, por determinado tempo de gestão mensal. E aqui entra um fator de retenção de talentos que é a parte variável da remuneração que pode ser tratada sobre a performance de resultados. Se você estiver tratando com um Gestor de talento, ele certamente será receptivo e até dará preferência para atuar sob performance, o ponto aqui é ajustar os critérios de atuação, a performance de resultados de negócios e os índices percentuais dos honorários.

Por fim, com o processo disparado com a sua devida ecologia econômica e financeira que atinge a lucratividade desejada, não se tratará sobre quanto o WEB Marketer ganhará ou o quanto você estará “gastando” em publicidade, e sim a matemática que constate a consistência de que a cada R$ 1.000,00 investidos, você tem de retorno financeiro no tempo de seu negócio o multiplicando que lhe garante a lucratividade almejada. Então por qual motivo não investir R$ 2.000,00, R$ 10.000,00, R$ 30.000,00 e assim por diante, com métricas que garantam controle e longevidade do processo? Este WEB Marketer que aqui discursa fala com a propriedade de quem vivenciou a Gestão Estratégica de links patrocinados Google para clientes que trilharam exatamente este caminho!

5 – Quem é o WEB Marketer Pedro Mizcci Majeau?

Pedro Mizcci Majeau - WEB Marketer da Negócios de Valor

Formado em Ciências;

Fez carreira corporativa nas áreas de Automação Industrial e Serviços Financeiros em empresas de Grande Porte;

Atuou por 10 anos na área comercial de empresas de médio e grande porte com Prospecção de Clientes;

Em 1999 iniciou suas atividades de Prospecção de Clientes pela WEB;

Desenvolveu metodologia de Prospecção de Clientes hoje usada por dezenas de empresas;

Autor do e-book Comunicação Estratégica WEB para Prospecção de Clientes; 

Realiza Consultoria WEB para diagnóstico de necessidades e soluções quanto a Prospecção de Clientes;

Desenvolve Estratégias de WEB Marketing com foco em Prospecção de Clientes e Fidelização de Clientes;

Administra Comunicações WEB para fins de Posicionamento em Sites de Busca;

Administra Campanhas de Publicidade WEB com Marketing de Performance para fins de Prospecção de Clientes;

Palestrante sobre temas de WEB Marketing;

Consistentemente busca novos conhecimentos, principalmente com cursos sobre o comportamento humano;

Sócio da NV - Prospecção de Clientes na WEB.

O que dizem sobre as atividades do WEB Marketer Pedro Mizcci Majeau?

Antônio Carlos G Perpétuo - Diretor Presidente SUPERA Franqueador

".... Devido a produção de prospectos já na primeira semana do piloto elevamos em 300% a verba de publicidade. Na época estávamos com 30 franquias e hoje estamos com 130".

Antônio Carlos G Perpétuo
Diretor Presidente
SUPERA Franqueador

 


Antônio Talle - Diretor da Oficina do Estudante - Cursos Pré-Vestibulares e Ensino Médio - ETAPA

"... Em junho de 2009, realizamos nossa escolha e contratamos de forma mensal as atividades de Gestão de Publicidade WEB com os quais estamos conquistando resultados extraordinários"

Antônio Talle
Diretor Oficina do Estudante
Cursos Pré-Vestibulares e Ensino Médio - ETAPA



Suze Frizzi - Diretora Superintendente do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas

“mês a mês, estamos nos beneficiando das suas estratégias de prospecção e pré-qualificação de clientes e consistentemente estamos sendo surpreendidos com os resultados desta estratégia, obtendo os melhores resultados de vendas dos últimos tempos, inclusive recentemente tivemos o melhor Fevereiro dos últimos 5 anos”

Suze Frizzi
Diretora Superintendente
Hotel Fazenda Solar das Andorinhas Ltda.

6 – Quais são os Pré-requisitos básicos para o início de uma
Gestão Estratégica de links patrocinados Google?

Não é só colocar a publicidade no ar! Vamos tratar aqui de alguns tópicos geralmente desconfortáveis para a maioria das empresas.

Vamos falar de alguns pré-requisitos que permitem o início de uma campanha de marketing com gestão estratégica de links patrocinados com possibilidades de êxito empresarial.

Como cada negócio tem uma realidade própria; com nuances de tratamentos inerentes às atividades e com mercados com dinâmicas específicas; assim cada caso exige seus pré-requisitos que só podem ser determinados perante uma primeira análise durante uma consultoria web.

Para o que aqui será tratado, vamos direcionar o discurso para empresas que vendem serviços e que exigem para a captação de clientes a necessidade de entrevistas na forma de venda consultiva para fechar negócios, como por exemplo:

Captar alunos para escolas, cursinho, faculdades etc.;

Captar alunos para cursos de informática, inglês, etc.;

Captar participantes de cursos e treinamentos de qualquer natureza;

Captar clientes para vendas de software, de hardwares, etc...;

Captar clientes para vendas de planos de saúde, odontológicos, de clubes de lazer, etc.;

Captar distribuidores, associados, revendedores ou representantes;

Captar franqueados;

Captar clientes corporativos;

Captar turistas;

Captar hóspedes;

Todo e qualquer serviço que exija a interação de um consultor de vendas ou técnico comercial para especificações e fechamento de negócios.

Dentro do cenário acima mencionado vamos aos pré-requisitos para o início de uma campanha de marketing com gestão estratégica de links patrocinados para fins de prospecção de clientes:


Você tem que ter um website:

• Mais do que um website institucional você precisa de um site comercial onde o seu serviço ofertado seja redigido no formato de carta de vendas;


Você precisa de profissionais de vendas:

• Atendentes administrativos não são treinados nos elementos da persuasão para ajudar os potenciais clientes a tomarem uma decisão. Aqui está, por exemplo, uma das maiores falhas das instituições de ensino, que chegam a gastar fortunas em publicidade tradicional e muitas delas não conseguem nem quórum para alguns cursos, e muitas instituições de ensino tem vagas sobrando em suas salas de aula.


Experiência positiva de negócios:

• A internet não será a “salvação de sua lavoura!” Não é para ser a última cartada! Não é para tentar a sorte! Se você “brifar” junto ao WEB Marketer sua inexperiência junto ao mercado, ele não terá como lhe apresentar resultados! O WEB Marketer não reinventará o seu negócio! Você precisa ter um negócio que já funcione de forma satisfatória e a WEB tem o poder de multiplicar o que você já conquista de positivo junto ao mercado.

• Somado a sua experiência, há a necessidade de se ter métricas das etapas de marketing e vendas, onde você tenha mensurado, por escrito, que ações são realizadas, aonde, a que custo e que resultados específicos de negócios são colhidos em cada ação. Pois com a entrada da web, e com métricas, você terá poder de análise e discussão junto com o WEB Marketer do quanto os links patrocinados Google estão, ou não, contribuindo com seus negócios.


Coragem para ir ao mercado:

• Já estive com diretores de empresas que tinham medo do sucesso! Isto mesmo! Não era medo do fracasso! Era medo de acertar muito: a começar com o medo da exposição, medo do novo, medo de inovar, medo de ser comercialmente agressivo, medo de entrar num ambiente de negócios onde tinham pouca vivência, medo de pensar que as máquinas é que iam trabalhar para ele, e por fim acabavam por se sabotar e construíam discursos inteligentes e eruditos para justificar o medo de enfrentar o mercado.

• Sim há a necessidade de coragem para inovar em marketing e trilhar novos caminhos e definir novas jornadas, tarefa geralmente difícil para as empresas de grande porte onde os gestores de marketing se apóiam em resultados do passado para justificar a manutenção de velhas fórmulas e muitos se justificam ao contratar empresas de renome, como sendo o que há de melhor. Mas isto só acontecerá até que a geração Y, a chamada geração internet, começar a assumir os postos de comando de marketing nas empresas maiores e nem vão entender como os “antigos” conseguiram chegar aonde chegaram sem o uso da internet em marketing, não vão entender por qual motivo contratavam grandes agências publicitárias sem ter todas as métricas de performance; vão começar a questionar os índices que sinalizam o que funciona, ou não em marketing até então e a partir daí, principalmente referendado por experiências de controle total das métricas de marketing na web, as grandes corporações tradicionais vão atuar fortemente com captação de clientes e posicionamento de marca junto aos buscadores web usando também os links patrocinados! Como sempre algumas grandes corporações inovadoras já fazem isto, a começar por algumas instituições financeiras, como por exemplo, os grandes bancos.

Estes quatro pré-requisitos habilitam sua empresa a começar imediatamente uma campanha de marketing com gestão estratégica de links patrocinados Google com foco em Prospecção de Clientes.

A maioria das empresas peca em uma ou outra etapa. Caso você tenha dúvidas a respeito, durante entrevista com o WEB Marketer ele terá condições de orientá-lo em três das etapas acima menos em uma delas que é sobre você já ter vivência de negócios no ramo em que atua.

As palavras do WEB Marketer por mais acertadas que sejam, não conseguirão penetrar em sua mente e nas suas células ao ponto de implantar no seu cérebro e no seu corpo o “Know How” de como você deve fazer com êxito seus negócios. Se você está falhando nesta etapa, e conforme o porte de sua empresa, talvez o SEBRAE ou um Consultor Empresarial seja a prioridade para sua empresa neste momento.

Lembre-se, a WEB tem o poder de multiplicar o que você já conquista de positivo junto ao mercado. Ela deve ser usada para se buscar novos mercados, mais negócios, novos clientes.

7 - Como começar AGORA a sua Prospecção de Clientes
com links patrocinados Google?

Se você chegou até aqui, ou estudando tudo o que foi acima exposto ou lendo os tópicos, ou percebendo que aqui tem algo que pode contribuir com sua empresa, então você tem dois caminhos:

A – Parar por aqui;

B – Explorar as possibilidades de resultados dos Links Patrocinados para seu negócio. Se este for seu interesse preencha o formulário abaixo!


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