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ARTIGOS SOBRE CAPTAÇÃO DE ALUNOS

Marketing Educacional
Performance no Marketing Educacional
Pedro Mizcci Majeau - Diretor de Marketing Digital
Atualizado em 02/05/2022

Premissa CINCO de Êxito das Instituições de Ensino
para Captação de Alunos

“Quem gera Resultados, não gera Desculpas”

Primo Rico.

Empenho com Desempenho e Performance

Apenas para nossos estudos de Marketing Educacional, vamos convencionar significados de Empenho com Desempenho e Performance para entendimento desta premissa de êxito.

Empenho: A previsão de reservas financeiras para o custo de determinada prestação de serviços no tempo para realizar seu Marketing Educacional.

Desempenho: A execução das atividades no tempo de seu Marketing Educacional.

Performance: A eficiência na construção de resultados com seus índices e métricas no seu Marketing Educacional para Captação de Alunos.

Ou sua instituição de ensino atua com Marketing Educacional de Performance, ou, sua instituição de ensino é mais uma que apenas gasta com publicidade!

Marketing Educacional de Performance é a PREMISSA CINCO das SETE PREMISSAS de êxito do Marketing Educacional para Captação de Alunos.

Se sua empresa não é uma instituição governamental, ou se sua empresa não é do terceiro setor e funciona com caridades, ou se sua empresa não é a mais tradicional, renomada e rica Instituição de Ensino do Brasil; então a melhor opção para sua empresa é aprender a atuar com o marketing educacional de performance que eficazmente contribui para a captação de alunos.

Marketing não é luxo! Ações de Marketing não são apenas a publicidade ou a propaganda! Ações de Marketing não são apenas vendas!

Marketing Educacional é muito mais do que Captar Alunos, pois também cuida de todos os demais trâmites no trato do relacionamento do aluno que principalmente vise a fidelização! Indo além, Marketing Educacional também contribui com ferramentas, métodos e processos para que seus alunos se tornem divulgadores apaixonados de sua Instituição de Ensino!


“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.”

AMA - American Marketing Association


Marketing não é um mal necessário, mentalidade tida principalmente por alguns técnicos, por alguns acadêmicos e até por alguns empresários. Inclusive há discussão sobre o uso do termo Marketing Educacional, ainda mais sendo de Performance.


“Marketing Educacional é uma disciplina emergente da área de Marketing que utiliza estratégias, táticas mercadológicas
e de comunicação para captação, retenção e fidelização de clientes (no caso, alunos) de Instituições de Ensino.
Alguns especialistas consideram a nomenclatura equivocada, adotando "Marketing para Instituições de Ensino",
como correta. A alegação é a de que "Marketing Educacional" seria uma inversão nominal, dado que, no caso, o ensino seria usado
como ferramenta de marketing e não o oposto. Entretanto, assim como clubes praticam o "Marketing Esportivo" para captação de
sócios e torcedores, Instituições de Ensino praticam o "Marketing Educacional"”

Wikipédia
Atualizada em 29/09/2021

Muitas instituições de ensino já possuem algumas das sete premissas de êxito para o Marketing Educacional, no entanto, não são percebidas pelo seu público alvo, não sabem comunicar eficazmente seus benefícios e diferenciais, geralmente a ineficácia em ser percebida como a melhor opção está na prática do marketing institucional em vez do marketing educacional de performance.

Percebemos muito do marketing institucional quando peças publicitárias em outdoors, em materiais impressos, em rádio e TV são levadas para a internet na tentativa da prática do marketing integrado.

Marketing Educacional de Performance é aquele processo que contribui eficazmente com a captação de alunos sistematicamente que por consequência posiciona o preço na relação da grande demanda frente as vagas disponíveis. Onde o processo de entrevista (ou seleção, ou vestibular) não visa apenas perceber se há possibilidade de se formar uma classe com alunos em condições mínimas de dar continuidade na aprendizagem e sim o processo de entrevista torna-se eliminatório devido ao limite de vagas.

Por fim, as métricas e índices de eficiência devem manter a ecologia econômica e financeira do marketing & vendas para justificar o processo contínuo e crescente de captação de alunos.

A segmentação das métricas de resultados por canais de mídia justificam ou não o uso de cada mídia. Toda a mídia que você não consegue medir ou controlar o resultado que produz deve ser banida do mix do marketing educacional. Certamente esta afirmação não será compartilhada por muitas agências famosas e muitos publicitários conceituados que atuam junto a grandes instituições de ensino que produzem peças publicitárias que são verdadeiras obras de arte, mas que não contribuem para sistematicamente colocarem alunos nas salas de aula, naturalmente há honrosas exceções, mas a maioria das instituições de ensino não tem como se sustentar com as exceções.

O marketing educacional de performance considera basicamente TRÊS elementos:

A – O custo teto de aquisição de um aluno;

B – A integração do custo teto na composição do preço de venda do curso;

C – A eficiência do Marketing em converter público alvo em leads e leads em prospectos pré-qualificados – Funil de Marketing.

IMPORTANTE:

Há um QUARTO elemento a ser considerado que já foi mencionado na PREMISSA DOIS

D – A eficiência dos PROFISSIONAIS DE VENDAS de sua equipe comercial em converter prospectos pré-qualificados em alunos – Funil de Vendas.

Assim, há a necessidade de se estabelecer sinergia entre o produto final do Marketing, que são os prospectos pré-qualificados, com o produto final de Vendas, que são as conversões dos prospectos em alunos. Desta forma, URGE sua empresa considerar na equipe comercial a existência de profissionais de vendas sob gestão e não apenas atendentes administrativos.

Com a Gestão Empreendedora do FUNIL DE MARKETING em sinergia com o FUNIL DE VENDAS estamos no controle do processo de construção da Ecologia Financeira com seus devidos ajustes periódicos de curso (correção ou reforço).

Ecologia Financeira nas etapas de Marketing & Vendas é quando este processo se auto sustenta viabilizando a perenidade da publicidade, exigindo os devidos investimentos iniciais para se atingir este patamar.

Veja um exemplo simplificado de ecologia financeira para um curso comportamental: Supondo que na composição do preço de venda de curso de R$ 3000,00 está contemplado R$ 300 para publicidade web. Desta forma, com esta verba de publicidade o marketing deve gerar tantos prospectos quantos forem necessários para que o comercial converta em uma matrícula. Assim, podemos afirmar que há ECOLOGIA FINANCEIRA no marketing & vendas da escola! Situação em que a publicidade pode ser perene, pois é sustentável e escalável até o limite de consumo do mercado ou o limite da capacidade da sua empresa em entregar seu curso.

O grande desafio do Marketing Educacional focado para Captação de Alunos está no processo de construção e manutenção da sua Ecologia Financeira com o alinhamento dos FUNIS de MARKETING e VENDAS. E AGORA, de posse desta introdução neste assunto, sua instituição de ensino já pode COMEÇAR a praticar o marketing educacional de performance que eficazmente contribui para captar prospectos pré-qualificados para que sua equipe comercial converta em alunos!

Pergunta:

Quando sua escola sairá da guerra de preços regionais que deixa seu financeiro sufocado? Até quando sua escola continuará a dar descontos sem conseguir formar turmas que sejam rentáveis?

Resposta:

Quando, passo a passo, sua escola introduzir e fomentar a cultura organizacional das SETE PREMISSAS de ÊXITO!

SE sua Instituição de Ensino ainda foca seus esforços de marketing educacional apenas num mix de propaganda e publicidade sem as métricas dos Funis de Marketing & Vendas e sem o foco na melhoria contínua para construir e manter a ecologia financeira do processo, então, provavelmente, a verba publicitária disponível está apenas sendo gasta! E a evolução deste processo para a Captação de Alunos é a proposta da Premissa CINCO de êxito com o Marketing Educacional de Performance.



Pedro Mizcci Majeau - Diretor de Marketing da NV

Pedro Mizcci Majeau
Diretor de Marketing da Agência Digital NV Prospecção de Clientes
Especialista em Prospecção de Clientes e Captação de Alunos
Construtor de Funis de Marketing nas Comunicações Estratégicas WEB





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